Estou a precisar de férias.

Faz este fim de semana um ano que estava a caminho de Malta para uma escapadinha carnavalesca a dois. Destino previlegiado para ingleses, estava curioso sobre o que iria encontrar numa ilha que respira história.

Na memória ficou-me um centro histórico de La Valleta muito original, uma magnifíca varanda com vista para o Grande Porto e os passeios nas ruelas antigas sob um tímido sol de Fevereiro que teimava em aquecer os poucos turistas que por lá andavam.

Malta foi uma experiência diferente. Imaginem o que é misturar uma população meio berbére meio italiana, aqui e ali contrastando com gente loura de olhos claros - descendentes dos antigos cavaleiros de S. João - e regida por uma cultura 100% britânica, fruto de 150 anos de domínio inglês. Terra que teve em Corto Maltese o seu nativo mais conhecido, o arquipélago beneficiou da sua localização estratégica para ser disputado por todas as civilizações desde a pré-história, o que deixou marcas visiveis desde o tempo grego. O clima ameno, a boa comida e a simpatia dos locais fazem desta ilha um local diferente para umas férias mais descansadas.

Pena que este ano tenha que ficar em terras lusas.

Comments

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...