O Dragão constipado

Hoje ouvi uma notícia que confirma uma ideia que tenho pensado: todo o mercado accionista está inflacionado pelo sobre-aquecimento da bolsa chinesa. Este clima de euforia bolsista não assenta em pilares sólidos de crescimento económio mas apenas na especulação em torno dos mercados de capitais asiáticos, essencialmente o chinês.
Há uns meses o Dragão espirrou e os mercados abanaram, perdendo cerca de 5% em 3 dias, o que para mim foi o sinal para terminar todos os investimentos que tinha em activos de acções. Mas o sinal foi ténue e os indíces voltaram a subir loucamente, sendo que a Bolsa de Lisboa atingiu valores ao nível do que se passava em 2000, numa fase em que a economia nacional sai timidamente de uma recessão grave.

Agora falou Alan Greenspan, o mítico presidente - hoje reformado - da Federal Reserve Americana, considerando insustentável toda esta valorização dos indíces e prenunciando uma correcção brusca e dura para o mercado dos capitais. Em Portugal, Cavaco Silva foi acusado de uma crise na bolsa por comentar que se "comprava gato por lebre", o que irão dizer os comentadores agora sobre Greenspan?

Como não tenho as responsabilidades políticas de Cavaco na altura, aconselho os meus amigos a refugiarem-se em aplicações de Tesouraria ou Obrigação, já que os tradicionais depósitos a prazo continuam a mesma miséria. Melhores dias virão.

Comments

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...