Eppur si Muove

"Contudo, ela move-se."

Desta forma Galileu mostrou que podia alterar a sua teoria, mas não negava a verdade. Há 374 anos Galileu foi julgado pela igreja católica por defender uma tese herege, que considerava oo sol como centro do sistema solar. Contrariando a teoria de Aristótoles, defendida pelo Papa, Galileu ousou confrontar a realidade de então, constatando que apesar de única, a Terra era apenas um astro no espaço.

Numa fase atribulada da contra-reforma católica, o livro de Galileu foi visto como um insulto e o autor teve que se retratar, sendo obrigado a declarar em tribunal que as suas ideias não era correctas e que, de facto, todo o universo girava em volta da Terra. Homem da renascença, astrónomo exemplar e criador das primeiras teorias da física, Galileu fez a vontade ao "sistema" mas, com apenas três palavras, mostrou que o homem pode mudar mas não se mata uma ideia.

Foi em Roma, no dia 21 de Junho de 1633.

Comments

AC said…
Galileu e Copernico têm um espaço muito especial no que ao espaço devemos, mas como homens não foram dos mais carismaticos na forma como eu leio a historia.

Abraço

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...