Dar milho aos pombos, mas do bom...

Ontem à noite assisti a uma entrevista com a pessoa que deu a cara pelo movimento Verde Eufémia, entidade que apenas conheci pelo Expresso já que a demonstração que os trouxe ao mundo ocorreu nas minhas férias. E no final fiquei um pouco mais esclarecido mas, por outro lado, desiludido.

Primeiro, acho a escolha do nome foi extremamente infeliz. Catarina Eufémia viveu e morreu numa altura conturbada da história portuguesa, vítima de uma repressão que não olhava a meios para abafar qualquer movimento popular. Pelas imagens que vi, repressão foi algo que não aconteceu e comparar esta acção com as do Alentejo dos anos 50 é pura demagogia.

O assunto dos transgénicos é demasiado sério para ser discutido de ânimo leve e merece uma profunda reflexão da sociedade. Se a comunidade científica não apresentou estudos conclusívos sobre os efeitos nefastos do uso de transgénicos, o facto é que qualquer impacto leverá anos a ser detectado e será irreversível. Criar plantas que consomem menos águas e são imunes a determinadas pragas de insectos pode alterar toda a cadeia alimentar de um ecosistema e por em causa, num extremo, a sobrevivência humana.

Uma notícia recente sobre a diminuição das abelhas em Portugal lançou o alerta, já que estes insectos são responsáveis pela fecundação, e consequente reprodução, da maioria da flora. Quem sabe o que está por detrás deste desaparecimento? De certeza que o Homem tem responsabilidades...
Por isso reclamem com sentido, com lógica, esgrimando palavras em vez de destruir propriedade alheia. O assunto é demasiado sério para ser ignorado.

Comments

Luis Prata said…
Belo texto com um bom ponto de vista.

A televisão faz apenas trespassar o ultraje que foi a acção do movimento sem dar muito impacto aos seus motivos.

Partilho contigo um Blog muito bom de um Benfiquista em que talvez encontres uns posts interessantes:

http://totodacabeca.blogspot.com/

1 Abraço

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...