Black Hawk Down

"Só os mortos vêm o fim da guerra" - Platão

Ontem revi esta obra prima de Ridley Scott, que detalha uma operação americana na Somália que visavam capturar Aidid, um senhor da guerra de Mogadisho. Filmado em Marrocos, na ressaca da produção de Gladiador, este filme tem uma dimensão real que nos transporta para as ruas da cidade, passando toda a intensidade vivida pelos personagens.

Talvez por ser um acontecimento recente, lembro-me da capa da Time com as imagens dos corpos americanos a serem carregados com alegria pelos somalis, senti este filme de forma diferente. Não há bons nem maus na guerra e mesmo as causas nobres são toldadas pelos interesses políticos.

Para a história ficam o punhado de bravos que combateram num país que se consumia numa guerra cívil estéril e a população que sofre às mãos dos supostos "libertadores". E um grande filme, que ficou para a história.

Comments

AC said…
"Um punhado de Bravos", os outros eram um bando de cobardes de certeza...

Mais um grêit muve by Mr Scott

Abraço
Mestre said…
Dias

Nada disso, não há herois. Agora louvo aquela centena e pouca de homens que se bateram na boca do lobo por uma missão sem sentido numa intrevenção do "Globo Cop USA".
Paulo said…
É um dos filmes que eu quero muito ver mas que, por uma razão ou por outra, ainda não consegui ver.
Mas o apetite ficou mais aguçado!

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...