Liderança by Jorge Araújo

Hoje tive oportunidade de ouvir esse professor, ex-treinador de basketball onde ganhou diversos títulos, a falar sobre liderança, motivação e gestão de equipas. O paralelismo que existe entre o desporto colectivo e a vida empresarial é evidente, uma equipa de basket vale pelo seu todo, os individualismos não beneficiam o trabalho de equipa e o altruísmo não é caracteristica que abunde na maioria dos portugueses.

Foram dados alguns exemplos práticos de como as pessoas encaram o trabalhar com outros, como se motivam (ou desmotivam) e como devem ser liderados na procura de um objectivo comum. De toda a palestra gostava de salientar algumas ideias chave:
- O líder cresce quando deixa de olhar para o seu umbigo - quem lidera deve ter uma mente aberta e assumir que não sabe tudo.
- Se esperamos que as pessoas reagam de uma forma numa situação extrema devemos treiná-las para isso.
- Liderar implica muito coaching, falar nas questões base e deixar as pessoas atingir os resultados por si.

E finalmente, a alegoria mais interessante. O líder deve ser como o farol. Nos dias de mau tempo deve lá estar para intrevir e guiar, mas nos dias bons deve-se abster de exercer uma presença activa ou controladora. Se as coisas correm bem, é deixar ir.
Foi de facto um sábado diferente.

Comments

sem naufragar said…
...e este um post com muita classe e útil!
Paulo said…
Olá!
Gostaria que aceitasses este desafio. Se quiseres participar, é só deixar um comentário.
Obrigado :)

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...