Wednesday, October 10, 2007

Os albuns da minha vida

Encontrei este desafio num blog que costumo visitar e dei por mim a pensar quais os 10 albuns que mais marcaram a minha "educação musical". Como adoro concertos, alguns são "Live albuns" e a variedade de estilos é imensa. Não consegui ordená-los do 10º ao 1º porque é de facto impossível, mas estes são os meus eleitos:

Made in Japan - Deep Purple

O album ao vivo de referência, com uma performance excelente de musicos como Ian Paice, Ian Gillan e Ritchie Blackmore. As minhas aulas de piano tiveram alguma influência do grande Jon Lord.

A night at the opera - Queen

Um dos meus primeiros albuns em vinyl, o meu tributo a um dos melhores quartetos de sempre e a uma das melhores vozes masculinas que alguma vez ouvi.


S&M - Metallica com a orquestra de S.Francisco

Num projecto genial de Michael Kamen, ja falecido, o encontro de dois estilos produziram um album que não me canso de ouvir.

Live at Budoken - Dream Theater

A minha banda favorita num concerto divinal no Japão. Pena que a voz não acompenhe o virtuosismo dos musicos.




Sonatas para violoncelo - Yo-Yo Ma

Uma obra de referência de Bach, que me acompanhou por muitos km, numa soberba interpretação de um dos maiores musicos clássicos dos ultimos 30 anos.


La revancha del tango - Gotan Project

Foi com Gotan que me libertei dos sons habituais e começei a alargar o meu espectro musical e conhecer mais tarde Koop ou Air.

Cure for Pain - Morphine

Já escrevi sobre eles, foram geniais e este album dispensa mais palavras.


Faith no More - Angel Dust

Vi-os ao vivo no célebre concerto que Guns'n'Roses em Alvalade e desde então passei a seguir esta banda com mais atenção. A mudança de vocalista traduziu-se neste excelente album, com uma sonoridade apelativa e inovadora.

Black Celebration - Depeche Mode

Lembro-me de ouvir este vinyl numa noite de trevoada, vezes e vezes sem conta. O som dos 80 foi marcado por bandas como os Joy Division, New Order ou Bahaus mas os Depeche Mode foram a minha referência.

Fisherman's Blues - The Waterboys

A musica irlandesa apareceu mais tarde na minha vida, fruto da vida social do pub, da Guinness e do Bushmills. Destaco este album apesar de outros estarem também na lista de preferências com The Pogues ou os velhos Chieftains, reais embaixadores da musica celta.

Foi um exercicio interessante e deixo o desafio para o fazerem. Consegui encontrar marcos desde os 8 anos de idade até aos dias de hoje.

3 comments:

Pratas said...

Belos álbuns que tens aqui. Alguns nunca ouvi... Angel Dust foi também um dos álbuns da minha adolescência...

Sem Naufragar said...

Gostei de ver Queen por aqui!
O Freddie, a voz desse grupo que eu tantas vezes ouvi e oiço.
Tens aqui outras belas escolhas, mas eu sou por natureza tendencisosa...

Dias said...

Selecções ecleticas fazes tu...

Algumas bandas universais, outras nem por isso, e ainda outras que dispenso mas respeito.

Escolhas interessantes.

Abraço