Republica

Faltam apenas três anos para a que republica portuguesa celebre o seu primeiro século. Temos a 3ª republica mais antiga da Europa, a seguir a São Marino e a França, mas infelizmente não aprendemos com isso.

Sempre me identifiquei com o legado republicano, que atingiu o expoente máximo na França do século 18. Liberdade, Igualdade e Fraternidade, são principios que deviam reger o nosso dia a dia, na procura de uma sociedade melhor. No entanto, e à semelhança da religião, os homens conseguem estragar o que um punhado de heróis implantou.

Como curiosidade histórica, a maior democracia do mundo esteve em riscos de nunca o ser. Com o final da guerra da independência dos Estados Unidos, uma corrente temia que George Washington se proclamasse rei, dado o seu ascendente na vitória americana. Fiel ao seu ideal, Washington candidatou-se e foi eleito o primeiro presidente, mas a democracia foi salva.

Resta esperar que a vergonha seja o próximo principio a reger a nossa classe política, para bem da continuidade da Republica.

Comments

Paulo said…
Sou Monárquico, mas identifico-me com alguns princípios republicanos.
sem naufragar said…
Por falar neste belo dia, este ano tenho uma partilha engraçada.
Estava eu numa loja em Londres, num atendimento demorado, e heis que me lancei numa conversa com a empregada e comentei que em Portugal era feriado, e que se comemorava precisamente a instauração da reública de 1910. Ao que ela me diz:
"ohhh, a independência de Portugal!!??!!" (em inglês, claro).
Oh meus amigos, e noção de história mundial, há por ai alguma coisita guardada? Estaria a inglesa a baralhar-se com o 5 de Outubro de 1143?
Oh para mim a ser bondosa :D

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...