Os gansos selvagens

O vôo dos gansos selvagens foi o termo dado aos milhares de irlandeses jacobitas que abandonaram a Irlanda, depois da vitória protestante de Guilherme de Orange. Estes homens combateram por outras bandeiras europeias, que não a inglesa, durante os séculos 16, 17 e 18, abdicando de viver no seu país para não abandonarem o culto católico, recusando a submissão ao domínio inglês.

O termo ainda foi utilizado paraclassificar o mercenarismo em África dos anos de 1960-70, tendo sido imortalizado pelos filmes "Cães de Guerra", baseado num livro de Frederick Forsyth, e "Gansos Selvagens", com uma superba interpretação de Richard Burton, Roger Moore e Richard Harris.

Ontem, em pleno convívio com ex-colegas que abandonei há relativamente pouco tempo, lembrei-me de um paralelismo com esta história. Estávamos juntos para nos despedirmos de outro que decidiu levantar vôo, seguindo o seu caminho longe das cores onde trabalhámos juntos e forjámos laços de amizade. Para os que agora estou a trilhar novos caminhos o meu desejo de felicidade e boa fortuna, para os que ainda ficam muita força e votos para que a situação dificil seja ultrapassada.

Comments

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...