O que a mundo nunca deve esquecer

O final de Abril é uma época em que todos deviam parar para relembrar uma das maiores tragédias que o mundo assistiu . Em 1945, nos finais de Abril, o mundo ocidental conheceu pela primeira vez os campos de terror de Hitler, à medida que as tropas americanos libertavam Dachau, Flossenburg, Buchenwald, Ravensbruck e muitos outros (tristes) nomes.

Spielberg, quando realizou "A lista de Schindler", disse que ia mais além do que realizar um filme. Queria deixar para a posteridade um facto que, com o tempo, a história iria esquecer. Para mim ficará para sempre gravada na memória a cena da libertação de Kaufering (9º episódio do "Band of Brothers"), série onde Spielberg também esteve presente como produtor.

Hoje, sessenta e três anos passados, vemos que o mundo teima em continuar as políticas de limpeza étnica na europa (Balcãs) ou em África, numa prova que apenas nos homens o ódio é capaz de fazer algo tão bárbaro.

Para que todos se lembrem, para que nunca se esqueça.

Comments

AC said…
Está cá, espero ter tempo de o deixar também à filhota.

Respect
Miguel Ferreira said…
A não esquecer de forma alguma...
A passar a palavra e recordar tristemente este episódio...

Obrigado pela lembrança
Paulo said…
As pessoas hoje em dia não dão muito valor a estas coisas. Limitam-se a reprovar e a ficarem indignadas quando vêm imagens dessas na tv, mas logo a seguir já esqueceram.
Infelizmente.
Anonymous said…
De lembrar e visitar se possível!

Marca até o mais duro :)

Cloud

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...