Vietname

A minha geração teve no Vietname o tema principal dos filmes de guerra. Se na altura fiquei deslumbrado ao ver "Apocalypse Now" e comovido com "O caçador", foi com "Platoon" que vivi mais a imagem dessa guerra e passei a seguir dois actores desde então: Tom Berenger e William Dafoe.

Nessa altura Oliver Stone conseguiu também marcar-me com outro filme, "Salvador", onde os dramas de uma guerra cívil neste pequeno país da América Central era visto por um jornalista, numa brilhante interpretação de James Woods.

A história é do conhecimento de todos e, depois de "Platoon", nunca mais ouvi o Adágio de Barber sem sentir aquele arrepio na espinha, com o choro das cordas a transportar-me para esta cena.
Um grande momento de cinema...


Comments

Paulo said…
Tens toda a razão! É um filme muito poderoso.

PS: Estou neste momento a sacá-lo :P
Anonymous said…
É também um dos meus filmes favoritos (já o vi umas 8 vezes). O Full Metal Jacket também é muito bom.

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Dos fracos não reza a história