Encontro com o vinho

A curiosidade era grande, fruto de comentários de alguns amigos e de um passado recente onde o vinho passou a ser tema de conversa e a merecer mais atenção. O encontro, anual, reúne um conjunto alargado de produtores e possibilita provar quer as novidades quer alguns rótulos famosos. Apesar de ter chegado um pouco tarde, tive oportunidade de deliciar o palato com uma série de provas, do Douro ao Alentejo, passando pelo Minho, Ribatejo, Dão e Peninsula de Setúbal.

Ao longo dos stands surgiram algumas surpresas, como a prova do azeite da Herdade do Esporão, onde se destacaram o Virgem e o Galega, ou os stands da carne alentejana. Para os mais alternativos, para além dos vinhos (verdes, maduros, tintos, brancos, rosés) ainda existia um local para provar os excelentes maltes da Escócia e outros que destacavam os sabores regionais dos queijos ou da Carne Alentejana, entre outros. Em paralelo a este Encontro realiza-se também o Encontro com os Sabores, onde estão presentes 10 restaurantes lisboetas com pratos para todos os gostos.

Nas provas algumas certezas, como a monocasta Alicante Bouchet e Leo D'honor, 100% Castelão, da Casa Ermelinda Freitas (uma das minhas favoritas nos consumos diários); o Mouchão 2003 (com a qualidade que nos habituou); um Palácio da Brejoeira que pecou por não estar à temperatura ideal mas que cai sempre bem; o Poeira 2004, outro tinto de grande qualidade do Douro e a Touriga Reserva 2006, da Quinta das Marias.

Os destaques da noite foram o Colheita Tardia da Adega Vale D'algares, que no passado já me tinha agradado com um rosé de muita qualidade, o Guarda Rios; o Reserva da Herdade das Servas, um alentejano com personalidade; e os rótulos Abandonado e Quinta do Lordelo, do produtor Domingo Alves Sousa. Terminámos a noite com um Porto branco de excelente qualidade, brindando à simpatia do Sr. Alves e do seu filho Tiago, uns anfitriões exemplares.

Foi uma noite muito bem passada em grande companhia, onde aprendi mais um pouco sobre este nectar pela mão do Pratas e da Isa, os nossos experts nesta área. Durante este fim de semana, se tiverem oportunidade, é um evento a não perder.

Comments

Luis Prata said…
Tu é que estás cada vez mais um expert. ;)

Muito bem, excelente descrição para uma excelente noite ;) Dps envio-te as fotos.

1 abraço!

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...