Pérolas do Adriático

Ainda a respeito da última jornada por terras dos Balcãs, ficaram para o fim as referências das cidades da Croácia, autênticas joias duma costa por onde passaram os gregos, romanos, bárbaros, venezianos, turcos e austro-hungaros.

Pula é um dos maiores centros romanos da região, com o seu circo de três andares intacto e um templo de Apolo perfeito. Foi um prazer caminhar nestas ruas e cheirar um tão belo período da história.

Zadar foi um importante porto veneziano e guarda no seu centro histórico diversos monumentos de referência, como a basílica património da UNESCO ou as belas muralhas que rodeiam toda a ilha que deu origem à cidade. O único senão foi mesmo a estadia, já que no centro de Zadar apenas existe um hotel e quase toda a oferta está na periferia.

Split é uma das principais cidades da Croácia, um grande porto marítimo para onde convergem dezenas de navios diáriamente. No entanto, o seu principal ex-libris também é romano - o templo de Diocleciano - a partir do qual a cidade se desenvolveu. As calçadas respiram séculos de acontecimentos e o ambiente nas lojas e restaurantes fazem de Split um bom local de visita.

Por fim, a última joia, aquela que obrigou a uma grande jornada fruto da sua localização no extremo sul do Croácia. Muito se pode escrever sobre Dubrovnik, a sua importância como porto e como foi cobiçada por venezianos e turcos, a sua independência como sede da Républica de Ragusa (previlégio que apenas perdeu quando foi conquistada por Napoleão) e, num passado bem mais recente, como palco da luta entre Croatas e Sérvios após o desmembrar da Jugoslavia. A história está bem presente no esforço que a UNESCO fez em reconstruir os edificios bombardeados pela artilharia sérvia. Fica uma imagem desta bela cidade e o desejo de lá voltar daqui a uns anos.


No regresso ainda houve tempo para uma breve incursão a uma ilha, onde a capital Korcula mereceu atenção especial. Sabendo que existem centenas de ilhas na costa Croata, quantos locais de sonho passaram ao lado?

Comments

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...