Vá para fora cá dentro

Temos assistido a uma campanha interessante para fomentar o turismo interno, depois de anos a sermos preteridos pelos senhores que falam inglês ou alemão, numa atitude de pura exploração e má-educação daqueles que fazem do serviço o seu sustento.

Esta ano estou a planear 4 períodos de férias , provavelmente, nenhum considera visitar Portugal. A oferta está cara e inflacionada, os equipamentos culturais estão ao abandono e é desolador assistir ao definhar do património que caracteriza e define a nossa identidade nacional.

Numa das minhas próximas viagens o destino escolhido foi a Escócia. Depois de reservar vôos e carro de alugues, comecei a tentar perceber os preços das estadias e a oferta local no que diz respeito a locais a visitar, preços e promoçoes. Eis que encontrei isto, uma hipótese de visitar 77 locais de interesse histórico por um valor inferior a 30 euros, com a vantagem de poder susfruir de 10 dias de livre acesso em 30 dias possíveis.

Já na Irlanda, fui brindado com um turismo cultural de grande qualidade, gerido pelo OPW. Neste país, com pouco mais de 20€ temos um cartão que nos dá livre acesso à rede dos 57 monumentos nacionais da responsabilidade do Office of Public Works. Assim, é normal dezenas de milhares de pessoas adquirirem estes passes, que os levam a procurar locais fora dos mais conhecidos e rotineiros, divulgando o país a quem o visita. No caso escoçês ainda tive a hipótese de o comprar pelo site e com menos de 60€ já os recebi, com um conjunto de guias que irão dar muito jeito nas férias de Julho.

Por cá estamos mais preocupados com campos de golfe, PINs e afins, deixando morrer a herança cultural. Quando penso no que vi na Irlanda acho mesmo que o povo português é estupido, ao tratar mal o seu passado vamos perdendo as raízes e a identidade nacional. Pena que quem tutela, com tantos simplexes, Magalhães e afins, não coloque os olhos nestes países e desenvolva uma rede de turismo cultural, porque de sol e praia anda meio mundo farto.

Comments

Anonymous said…
Primeiro Normandia e depois escócia! Claro que te espanco assim que te vir!

Cloud
Anonymous said…
Primeiro Normandia e depois escócia! Claro que te espanco assim que te vir!

Cloud
Luis Prata said…
:) Quem me dera, mas já vi que os preços são muito interessantes :)

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...