Intocáveis

No seguimento de um artigo do Mário Crespo para o Jorna de Notícias, onde os recentes acontecimentos de corrupção e compadrio com o poder político atiram ainda mais para o fundo a credibildiade da justiça portuguesa, o autor fala dos "Intocáveis", aqueles que se orientam À margem da lei e que nunca serão castigados, os BPNs, BCPs, Freeports e sucateiros desta vida, que lesam o estado e os cidadãos e continuam impunemente por aí.

E lembrei-me de uma série televisiva, com o Robert Stack, cujo nome deu origem a um filme, com Kevin Costner, Sean Connery e Andy Garcia: "Os Intocáveis". Pena que, na altura, o título classificava os agentes da lei que procuravam combater Al Capone e o crime organizado de Chicago, completamente à margem dos arranjinhos que o senhor do crime tinha com as autoridades.

Quase 80 anos depois da Lei Seca, e de Elliot Ness, até o título do filme ficou baralhado. Agora os Intocáveis não são os que não se deixam corromper, são os que fugem à lei e andam em liberdade. Até quando o povo vai suportar isto?

Comments

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...