Imagens

Durante alguns anos a fotografia foi um hobby normalmente associado às viagens e pausas de fins de semana mas os meios técnicos nunca foram os mais adequados ou perfeitos. Deste a velhinha Pentax Optio S, que acompanhou a jornada até Florença, à Optio S7 (quando a primeira avariou) até à actual Lumix FZ-18, milhares de fotografias foram sendo tiradas, registando lugares e momentos inesquecíveis.
Depois de um workshop mais sério e de muita literatura lida decidi dar o passo seguinte e comprar a minha primeira SLR. Após muitas trocas de opiniões com amigos mais conhecedores do tema, a escolha recaiu sobre uma Nikon D80, um modelo já descontinuado mas que oferece excelentes garantias. De futuro passou a ser a nova companhia de viagem do Guilherme e dos pais.

Comments

Alex e Angie said…
Bem-vindo ao clube das SLRs! Aproveito para te deixar alguns links que te podem ajudar na iniciação.

http://nikonclspracticalguide.blogspot.com/

http://digital-photography-school.com/

http://www.meetup.com/clicsboa/pt/

http://www.forumfotografia.net/index.php

http://www.nikonistas.com/club_pt/club-nikonistas.php


Já agora, que lentes estás a usar?

Abraço
(se precisares de alguma dica estás à vontade)
Mestre said…
Obrigado pelas dicas.

Neste momento tenho uma Tamron 17-50mm f/2.8 para "sentir" o pulso à máquina, depois logo vejo o que devo comprar mais.

Conheco os 3º e 4º link, comprei o material via forum, provavelmente vu fazer um workout do clicsboa, gostei muito do conceito.

Alguma sugestão relativamente a objectivas?
Alex e Angie said…
Bem, quanto a lentes depende muito do que pretendes. Com a FZ18 estavas habituado a ter 28-400+mm, agora estás com 26-75mm. Sentes falta de uma lente mais longa? Sentes falta de uma lente macro?

Eu optei por uma 18-105, que não é tão luminosa como a tua Tamron mas tem um alcance mais versátil, é a minha lente primária de viagem.

Depois tenho uma lente primária de 35mm com abertura F2 (muito luminosa). Uso esta lente quando não quero usar flash ou para fotografia nocturna. É talvez a minha lente favorita pois adoro fotografar a 50mm (distância focal considerada normal) e é uma lente muito nítida e contrastada.

Para macro tenho uma Tamron 90mm F2.8, que consegue fazer ampliações a 1:1 a cerca de 30cm, o que é óptimo para flores e insectos. Qualquer uma das lentes primárias pode ser usada como lente de retrato pois têm um bokeh lindo, desfocando bem tudo o que está fora do plano de focagem (caras).

Não tenho nenhuma lente mais longa, até agora não tenho sentido falta pois não tenho fotografado desporto nem animais distantes.

Posso dar-te outra dica importante, o que te vai melhorar muito a qualidade das fotos indoors não é uma lente mais luminosa, é um flash externo, como o Nikon SB-600 ou 800 (tenho esse). Usando-o para fazer bounce do flash no tecto ficas sempre com cores naturais (nada de caras queimadas pelo flash) , congelas todo o movimento e podes usar sempre o ISO base, para não teres ruído. O bounce flash também incomoda menos as pessoas.

Outra dica que te posso dar em relação a lentes é que vejas as tuas fotos antigas de novo e tenta perceber quais são as tuas distâncias focais mais frequentes. Se vires que usas basicamente ângulos abertos então fica com a que tens, que é muito boa. Se vires que até dás uso a distâncias focais mais longas então logo pensas nisso.

Quanto ao Clicsboa, recomendo altamente, os workshops são calmos, as pessoas simpáticas e há sempre temáticas variadas para aprender alguma coisa.

Abraço,
Se precisares de alguma coisa avisa.

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...