Wednesday, June 16, 2010

A caça ao queijo

Já passaram alguns anos desde que li "Quem mexeu no meu queijo", um livro muito curioso de Spencer Johnson que aborda a mudança e a forma diferente como a encaramos.

As quatro personágens são dois ratos, Sniff and Scurry, e dois humanos, Hem e Haw, que vivem num "labirinto" e todos os dias vão ter o com seu "queijo". No entanto, certo dia, o "queijo" desaparece e aqui começam as diferentes reacções. O Sniff parte em busca de um novo "queijo", cheirando pelo "labirinto", o Scurry arranca desenfreadamente pelo "labirinto" para rapidamente encontrar outro "queijo" enquanto os humanos persistem em ir, dia após dia, ao mesmo local para constatar que o "queijo" não volta a aparecer.

Entre lamentos e queixumes, onde o sentimento de injustiça prevalece, instala-se um clima onde os humanos renegam a mudança. Muito a custo, e já depois dos ratos encontrarem um novo "queijo", Haw decide separar-se e partir na sua jornada pelo novo "queijo", deixando um inconformado Hem para trás.

O "queijo" pode ser uma carreira profissional, uma relação, riqueza, mercado para o seu negócio ou, simplesmente, paz de espirito, e cada um de nós tem o desafio de se identificar com umas das personagens.

Desta vez, e com alguma surpresa, decidi antecipar-me à mudança do "queijo" com um mixto de ansiedade e confiança no novo desafio. Afinal, "Who dares wins".

No comments: