As histórias de Sharpe

Sempre gostei de ler Bernard Cornwell e de todas as personagens que ele criou - Uthred of Bebbanburg, Thomas of Hookton, Nathaniel Starbuck - Richard Sharpe é o preferido. 

Navegando pela história da Inglaterra do século XVIII/XIX, Cornwell associa Sharpe ao Duque de Wellington ao longo de diversas batalhas histórias e momentos cruciais do período napoleónico. O soldado que vira sargento na conquista de Seringapatam, é ao salvar Wellington que Sharpe chega a oficial e ganha um protetor, que defende o plebeu num mundo de aristocratas, porque na batalha Sharpe é único. 

Cornwell tem muito detalhe histórico nos seus livros, com uma parte baseada em factos e personagens verídicas e algumas das batalhas de Sharpe passam-se em Portugal - Fuentes de Onoro, Buraco, a invasão do Porto por Soult, Badajoz - com relevo para as tropas lusas nas principais batalhas das guerras peninsulares. 

Apesar de ter toda a coleção do Sharpe, passou-me ao lado a série da ITV que descobri recentemente. Com a qualidade britânica do costume, eis a minha prenda de reis a caminho esta semama. 

Comments

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...