Wednesday, January 20, 2016

Os amigos de Peniche

Quando Portugal enfrentou a sua primeira crise que colocou a independência em causa - 1383/1385 - os ingleses vieram em socorro do seu mais antigo aliado, tendo sido decisivos na principal batalha que derrotou o exército castelhano, apoiado por cavalaria francesa.

Primeiro nos Atoleiros e depois no certo de Lisboa, Portugal conseguiu vitórias decisivas mas foi no campo de Aljubarrota que o exército português venceu uma força superior e ganhou a guerra com Castela.

Para tal contribuíram os "amigos de Peniche", uma companhia de arqueiros ingleses, veteranos da guerra dos cem anos, que já tinham enfrentado e derrotado exércitos franceses em Crécy e Poitiers. Estes amigos, desembarcados em Peniche por navios ingleses, conseguiram semear o terror no percurso que fizeram até se juntar ao exército de D.Nuno Alvares Pereira e de D.João I, saqueando e pilhando tudo o que encontravam.

Apesar de terem sido decisivos, ficou no léxico popular que este tipo de amigos deixa algo a desejar, e que nem tudo o que fazem é positivo. Hoje, com muita certeza, também consigo dizer que nem todos os amigos de Peniche se comportam como os arqueiros ingleses, afinal há "amigos" e amigos.

No comments: