Monday, February 1, 2016

Segunda feira

IHoje é aquele dia em que todos acordamos sem grande vontade, final do fim de semana, é altura de arribar e ir trabalhar. Ao contrário da tradução do latim que foi usada em Portugal - segundo dia da semana, depois de domingo -  , cultos pagãos chamavam este dia o de adoração da lua, como a quinta era o dia de Thor e a sexta o dia de Freya,  para os saxões e vikings. Surgiu assim o monday, thursday ou friday por terras anglo-saxónicas. Nos países de forte influencia romana hoje é lunes em Espanha, lundi em França ou lunedi em Itália, enquanto a sexta é viernes ou vendredi em honra da deusa Venus.

Como positivo, a segunda é aquele dia que se discute a jornada futebolistica do fim de semana, os casos e polémicas, quem está na mó de cima goza com quem está abaixo, esquecendo-se por vezes que na próxima semana as posições podem-se inverter.

Eu gosto de ver a segunda feira como o dia do rpm, com uma aula intensa para começar bem a semana, ou o dia de partida para mais uma semana, num corrente corropio de horas que voam e dias que passam sem nos apercebermos. Janeiro já foi, Fevereiro espreitou hoje pela primeira vez e as segundas vão-se suceder mais depressa do que pensamos.

Fica uma musica de uma banda com muito glamour mas num estilo mais pop, que animou as segundas há umas décadas atras.

No comments: