Segunda feira

IHoje é aquele dia em que todos acordamos sem grande vontade, final do fim de semana, é altura de arribar e ir trabalhar. Ao contrário da tradução do latim que foi usada em Portugal - segundo dia da semana, depois de domingo -  , cultos pagãos chamavam este dia o de adoração da lua, como a quinta era o dia de Thor e a sexta o dia de Freya,  para os saxões e vikings. Surgiu assim o monday, thursday ou friday por terras anglo-saxónicas. Nos países de forte influencia romana hoje é lunes em Espanha, lundi em França ou lunedi em Itália, enquanto a sexta é viernes ou vendredi em honra da deusa Venus.

Como positivo, a segunda é aquele dia que se discute a jornada futebolistica do fim de semana, os casos e polémicas, quem está na mó de cima goza com quem está abaixo, esquecendo-se por vezes que na próxima semana as posições podem-se inverter.

Eu gosto de ver a segunda feira como o dia do rpm, com uma aula intensa para começar bem a semana, ou o dia de partida para mais uma semana, num corrente corropio de horas que voam e dias que passam sem nos apercebermos. Janeiro já foi, Fevereiro espreitou hoje pela primeira vez e as segundas vão-se suceder mais depressa do que pensamos.

Fica uma musica de uma banda com muito glamour mas num estilo mais pop, que animou as segundas há umas décadas atras.

Comments

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...