Modernices


Numa altura em que escrever por aqui tem sido muito a fogachos e em função do tempo e da respetiva motivação, olho com curiosidade esta "onda" digital, em que a publicidade pessoal é altamente alavancada em noticias no Linkedin, artigos de opinião, quiçá até lançar um blog. 

Quando olho para o percurso percorrido, pessoal e pessoal, numa altura em que passei a metade da minha "vida útil" sorrio perante tanto visionário que acha que hoje o digital está na berra. Vejo toda a revolução do e-commerce e lembro-me de como pagava as primeiras compras no Ebay, no longínquo ano de 2000. 

Nessa altura, na verdadeira revolução .com os meios de pagamento eram arcaicos, pelo que a solução para comprar algo no Ebay americano era emitir, num banco nacional, uma IMO - International Money Order - um "cheque" que podia ser descontado num banco local e cujo custo de emissão era, aos dias de hoje, pornográfico. Para piorar o cenário, uma IMO era como cash, nada garantia que o vendedor não podia agir de má fé e reter o item. Nada não, apenas a reputação no Ebay, que garantia mais vendas futuras e o retorno de clientes satisfeitos. 

Quando apareceu o Paypal em 2002, ainda estive a contar os meses até abrirem o sistema para a Europa mas desde então passou a ser a minha forma favorita de pagamentos a terceiros. Curiosamente, as únicas duas fraudes que tive no Ebay - em que nunca recebi o que comprei - já foram com o Paypal e numa ainda consegui reaver o que tinha pago. Nada mau para 18 anos de compras por esta aldeia global.

Hoje, quase duas décadas depois, sinto-me um dinossauro a desfilar nos Campos Elísios, olhando para a minha jornada digital com um misto de nostalgia de quem gosta de viajar à vela numa altura em que tudo se faz com a rapidez de um click.


Comments

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...