Rorke's Drift
O nome pouco diz mas ficou na história como uma das batalhas épicas , daquelas onde menos de duas centenas se bateram contra alguns milhares e viveram para contar.
Em pleno século XIX o império britânico alargava as suas possessões ultramarinas. No continente africano os ingleses marcavam posições no Egipto e procuravam a famosa ligação do Cairo ao Cabo, que culminou no Ultimatum que fizeram ao rei D. Carlos a exigir o território entre Angola e Moçambique. A sul, o expansionismo britânico virava-se para o império Zulu, nação orgulhosa e a maior da região.
No entanto, as primeiras investidas revelaram-se dificeis, com os ingleses a serem fortemente derrotados em Isandlwana, no que ficou para a história como a maior derrota do exército britânico contra forças nativas. Após a pesada derrota, nada impedia os Zulus de marcharem sobre território inglês, tirando uma pequena guarnição de 139 homens que tinha ficado para trás a proteger um hospital de campanha, numa missão em Rorke's Drift.
A batalha ocorreu no dia 22 e 23 de Janeiro de 1879 e no final os Zulus retiraram, depois de elevadas baixas. Para a história ficou a batalha com mais Victoria Cross atríbuidas (11 num total de 1354 condecorações entregues em toda a história) e um testemunho de que o desequilibrio de forças não quer dizer tudo.
Comments
Os primeiros episodios da serie televisiva Shaka Zulu têm uma inteligencia rara para dois comandantes, adorei...
Ja reparaste que as mais pesadas derrotas de todos os povos são "fora-de-portas"...
Quando saimos das nossas fronteiras, tendemos a lembrar mais intensamente os feitos.
Ja sei que ando para aqui no limite do Off-Topic mas é que mesmo respeitando os Herois, não sinto alegria nesta vitoria :)
Abraço grande MIA
É um dos meus filmes preferidos.