Negociatas

Parece que nos últimos dias alguém se anda a preocupar com uma realidade que há muito eu constatava: o preço do gasóleo aumentou 33% no espaço de um ano contra um aumento de 8% da gasolina. Segundo as petrolíferas este aumento deve-se aos custos de produção, mais caros que no gasolina.

No entanto, lembro-me de um artigo que li há uns largos meses em que se referenciava que a Galp, ao refinar o gasóleo que precisa para o mercado português, fica com gasolina em excesso. E lembrei-me da febre dos tdi, cdti, tdci, td e afins que inundaram o nosso mercado com elevadas performances e consumos mais baixos, o que se tornava um excelente negócio quando o gasóleo custava menos 30 centimos que a gasolina.

Agora com a desculpa da crise petrolífera o mercado ajusta-se e, mais uma vez, é o consumidor final aquele que suporta este aumento desproporcionado, mesmo quando pagou o carro mais caro fruto de uma política de impostos que penalizava estas viaturas. Por outro lado, o sector dos transportes debate-se com um aumento brutal do custo dos combustíveis, já sem falar no impacto das pescas, agricultura e afins das passadas semanas.

É a economia de mercado ao seu melhor nível.

Comments

AC said…
Economia de Mercado pressupõe uma série de intervenientes que no caso de Portugal ou não existem ou não passam de postos, logo... é o descaramento!

Eu, farto, cansado, rendido, whatever, já nem me preocupo com o que nos chupam, so queria mesmo que travassem o ritmo das obras para dar ao Povo tempo de recuperar o folego antes de lhes recomeçar a encher os Egos de cimento.

Abraço desbloqueado
Luis Prata said…
Mais cedo ou mais tarde acho que o preço do Gasóleo estará mais alto que o da Gasolina.

Popular posts from this blog

Os livros de Mestre - Agosto 2009

Pequeno Gafanhoto

Fear of the dark...